8 de jan. de 2017

Super Formas com JavaFX


Mais uma postagem sobre efeitos visuais com JavaFX e hoje vamos falar sobre a aplicação da Superformula, derivada da fórmula Superellipse para gerar supershapes! Pode parecer confuso, mas vamos aplicar uma fórmula no JavaFX e gerar formas geométricas bacanas somente trocando os parâmetros da fórmula!
Claro a inspiração novamente veio do Shiffman! Veja abaixo o vídeo dele:


O código principal foi tirado do artigo do Paulo Bourke aplicando o algoritmo em um ângulo 0 até 2*PI temos diversas formas geradas.

O código é bem simples! Novamente usamos aquela classe utilitária para desenhar em JavaFX e a cada ciclo nós vamos aplicar a fórmula com novos parâmetros e então transformamos os resultados em pontos X e Y e desenhamos na tela pontinhos. O número de pontos define a resolução e para gerar todos os pontos fazemos um loop e pegamos um ângulo baseado no ponto atual do loop, aplicamos a fórmula e pegamos os pontos.

Em outras palavras, se quisermos 10 pontos, aplicamos a fórmula usando (0 * 10 / PI *2), (1 * 10 / PI *2), , (2 * 10 / PI *2), (1 * 10 / PI *2) e assim vai...

Mas o ponto principal são as constantes. Ao executar a fórmula, podemos mudar algumas constantes e como resultado temos formas geométricas completamente diferentes! As constantes são m, n1, n2 e n3!

A nossa aplicação muda os valores das  "constantes" e aplica a fórmula a cada frame executado. O resultado é o seguinte:


Os tipos de azul utilizados foram escolhidos pela minha amada Luana e o código da aplicação ficou bem compacto, pode ver abaixo:



Projeto completo no github

Nenhum comentário:

Postar um comentário