21 de out. de 2012

Gerenciadores de leiaute básicos I

Organizar os componentes que estão em uma aplicação gráfica é sempre um desafio, pois você tem que posicionar e dimensionar cada elemento que adicionar a sua aplicação. Os gerenciadores de leiaute servem para auxiliar você nessa missão.
O JavaFX traz alguns gerenciadores pronto para auxiliar você. Hoje nós vamos mostrar quase todos e falar um pouco dessa parte da API. O leitor assíduo, no entanto, já deve ter percebido o uso de alguns em artigos anteriores.

O que é um gerenciador de leiaute?

O conceito é bem simples. Quando você vai criar sua aplicação, a "telinha" dela, você tem necessidades comuns de posicionamento e dimensionamento dos componentes. Exemplo: as vezes você quer colocar eles alinhados verticalmente ou orizontalmente, quer empilhar, colocar em uma "grade" e por aí vai. Fazer isso na mão já é difícil e ainda teremos que recriar o código para cada nova aplicação que escrevermos...
Um gerenciador de leiaute é uma classe que faz esse gerenciamento para você de acordo com uma forma de posicionamento já estabelecida. Em termos práticos, a classe VBox, por exemplo, organiza os componentes verticalmente e podemos adicionar nela os componentes de nossa aplicação como os botões, rótulos, tabelas, ou até outros gerenciadores de leiaute. As principais classes do JavaFX que exercem essa função são:
  • VBox: Alinha os componentes verticalmente;
  • HBox: Alinha os componentes horizontamente;
  • StackPane: Empilha um componente sobre o outro;
  • BorderPane: Divide os elementos em regiões e coloca um componente em cada uma desses regiões
  • FlowPane:  Ajeita os componentes de acordo com uma orientação e com o fluxo da aplicação;
  • GridPane: Cria uma grade com os componentes. É possível informar qual a posição do componente na grade;
  • AnchorPane: Os componentes filhos são "ancorados"  em uma parte do painel;
  • TilePane: Um painel com pedaços (Tile vem do inglês e significa azulejo) para os componentes semelhante ao GridPane, mas permite tratamento dos "Tiles";
Todas essas classes estão no pacote javafx.scene.layout.

Arquitetura

Como você já deve ter percebido, essas os gerenciadores aceitam classes que herdam de Node e os próprios são Nodes também. Eles estendem diretamente de Pane cujo método mais comum é getChildren.

O método ObservableList<Node> getChildren() retorna os elementos filhos em uma ObservableList. Essas listas simplesmente atualizam automático a visualização quando adicionamos componentes nela. Com ela podemos adicionar os componentes um a um, usando um array ou simplesmente adicionar quantos elementos quiser na chamada do método. Métodos mais comuns da ObservableList são:
  • addAll(E... elements): adiciona 1 ou mais elementos em uma só chamada de método. Você pode passar vários elementos também ou até um array. É possível adicinar um único componente usando o método add;
  • removeAll: remove todos os elementos da lista; Com o método remove, é possível remover um componente de um determinado índice ou um objeto informado.
  • setAll (E... elements) : remove os elementos anteriores e adiciona os novos informados; Temos também o método set onde é possível "setar" o nó de um determinado índice.
Há outros métodos. As listas observáveis são poderosas classes do mundo JavaFX, no entanto, esses são os mais usados frequentemente. Lembre-se que essa lista é tipada para Node, o que significa que você só pode adicionar elementos desse tipo ou subclasses de Node e também reforçando que mexer na lista já garante que a sua aplicação seja atualizada.

Conhecendo na prática

Depois de tanto conceito e uma pequena exploração da API, vamos criar aplicações simples que usam essas classes e dessa forma vamos ver em ação tudo que falamos, tornando mais prazeroso o aprendizado e a exploração da API. Hoje vamos mostrar só três classes: VBoxHBox e StackPane(quem leu posts anteriores sabe que já usamos essas classes aqui).

VBox

Um dos gerenciadores mais simples, a classe VBox simplesmente alinha os componentes verticalmente e permite determinar o espaçamento entre eles e ainda o alinhamento. Abaixo um código que simplesmente adiciona umas forma geométricas a uma VBox e em seguida a explicação do mesmo.

VBox caixaVertical = new VBox(); // 1
caixaVertical.setSpacing(5); // 2
caixaVertical.setAlignment(Pos.CENTER); // 3

//4
caixaVertical.setTranslateX(10);
caixaVertical.setTranslateY(20);

// 5
Rectangle retanguloAzul = new Rectangle(40, 20);
Rectangle retanguloVerde = new Rectangle(40, 20);
Rectangle retanguloVermelho = new Rectangle(40, 20);

retanguloAzul.setFill(Color.BLUE);
retanguloVerde.setFill(Color.GREEN);
retanguloVermelho.setFill(Color.RED);
  
//6
caixaVertical.getChildren().addAll(retanguloAzul, retanguloVerde, retanguloVermelho);

  1. Criando nossa VBox. Não estamos enviando nada no construtor, mas é possível informar o espaçamento entre os componentes diretamente no construtor;
  2. Informamos o espaçamento. Esse atributo é do tipo Double e ele informa qual distância os componentes devem entre eles;
  3. Aqui determinamos que os componentes fiquem centralizados no nosso VBox. Podemos também escolher colocar eles para esquerda, direta, entre outros. Veja o enum Pos.
  4. Nessa linha mudamos a posição X e Y do nosso VBox. O interessante é que os componentes filhos terão que obedecer a posição do pai, para isso eles também são deslocados automaticamente;
  5. Criamos nossos componentes que estarão no VBox. Criamos retângulos e lembrando que eles herdam de Node. Isso é um requisito para nosso gerenciador.
  6. Agora adicionamos todos de uma vez. A ordem de adicão é a ordem que eles serão mostrados na aplicação. 
O resultado está abaixo. Lembre-se de sempre fuçar bastante as classes, essa é a melhor forma de aprender e se diverter :)


HBox

Não iremos entrar em detalhes dessa classe por que ela trabalha exatamente igual a VBox, com exceção que ela alinha os componentes horizontalmente. Abaixo temos uma imagem de como o código acima se comportaria simplesmente trocar a "instanciação" de VBox para HBox.

StackPane

Um comportamento não muito comum, mas que pode ser útil em diversas aplicações, é o trazido pela classe StackPane. Nela os componentes são empilhados uns nos outros, ou seja, em entrou primeiro fica embaixo do segundo e assim por diante. O exemplo de código abaixo mostra isso muito claramente. Perceba que não iremos explicar o código pois ele é semelhante ao mostrado anteriormente, a exceção está no resultado visual. Estamos desenhando uma bandeira do Brasil (ou tentando), para isso criamos um retângulo, um losango um círculo e, o mais díficil, um arco. Usamos as formas geométricas do JavaFX para fazer isso e no fim colocamos em um gerenciador do tipo StackPane, veja que ele empilha as imagens de forma que por final temos algo que é quase uma bandeira do Brasil... Quase...

StackPane painelEmpilhador = new StackPane();
Rectangle retangulo = new Rectangle(220, 120);
retangulo.setFill(Color.GREEN);

Polygon losango = new Polygon();
losango.getPoints().addAll(new Double[]{
     50.0, 50.0,
     150.0, 0.0,
     250.0, 50.0,
     150.0, 100.0,
     50.0, 50.0 });
losango.setFill(Color.YELLOW);
Path arco = new Path();
MoveTo moveTo = new MoveTo();
moveTo.setX(0.0);
moveTo.setY(0.0);

ArcTo arcTo = new ArcTo();
arcTo.setX(55.0);
arcTo.setY(0.0);
arcTo.setRadiusX(50.0);
arcTo.setRadiusY(50.0);

arco.getElements().add(moveTo);
arco.getElements().add(arcTo);
arco.setStroke(Color.WHITE);

arco.setRotate(180);
arco.setStrokeWidth(5);

Circle circulo = new Circle(30, Color.BLUE);
  
painelEmpilhador.getChildren().addAll(retangulo, losango, circulo, arco);

Mais uma vez note que a ordem que adicionamos os componentes é muito importante. Veja o resultado:


Conclusão

Foram apresentados os gerenciadores de leaiute e também uma introdução prática mostrando os mais básicos. JavaFX facilita o uso dessas classes e ainda traz diversos gerenciadores de leiaute, alguns completamente novos, outros semelhantes aos disponíveis no Swing.
Fiquem antenados que em breve teremos o segundo post da série.

2 comentários:

  1. Willian, primeiramente, parabéns pelo Blog.

    Eu já conversei com você por outro post seu, porém me surgiu uma nova dúvida.

    Para utilização de webcam em aplicações com JAVA, necessita-se baixar o JMF(Java Media Framework).

    Com o novo JavaFX, para utilizar webcam, tem que baixar ainda o JMF, ou o JavaFX dá suporte?

    Se possível, entrar em contato comigo pelo meu email: gustavobite@gmail.com

    Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Olá Gustavo,

    >> Com o novo JavaFX, para utilizar webcam, tem que baixar ainda o JMF, ou o JavaFX dá suporte?

    Acho que isso foo postergado para o Java 9.

    ResponderExcluir